Jubileu de Ouro Tursan
A trajetória de méritos da Tursan teve início em 1932, ano em que Pedro Piolli e Lindolfo de Carvalho passaram a transportar passageiros do ABC Paulista para o Terminal Parque Dom Pedro (SP), com apenas dois ônibus, mas ainda sem uma corporação consolidada.
Só então, na década de 1960, mais precisamente no ano de 1961, foi aberta a primeira unidade da empresa, localizada na cidade de Santo André (SP), local que veio a dar nome à empresa (Turismo Santo André Ltda.).
Anos mais tarde, em 1977, após se firmar como uma grande empresa no distrito de origem, a Tursan inaugura a sua primeira filial na cidade de Taubaté (SP), com o intuito de atender às necessidades das empresas recém instaladas na região do Vale do Paraíba.
Como uma empresa visionária, que manteve o pensamento no futuro e esteve sempre atenta ao desenvolvimento da região, a Tursan investiu em mais duas unidades, sendo uma delas em Pindamonhangaba (SP) e outra em Lorena (SP), ambas com o objetivo de atender às demandas de indústrias do fundo do Vale. Em 1980, devido à qualidade dos serviços prestados, a Tursan já atendia a diversas empresas, como Confab, Alcoa, Volkswagen, Cibi e Inpe.
Em 1993 a empresa passou a ser administrada pelo Grupo Áurea, fundador da Gol Linhas Aéreas, em parceria com a Breda Transportes e serviços. Só então, em 1996, quando houve a mudança do controle da companhia, desvinculando-se assim dos demais sócios, a matriz da Tursan é transferida para Taubaté (SP) e passou a atuar exclusivamente no Vale do Paraíba.
Dessa forma, dedicando-se apenas à prestação de serviços para a região do Vale, a Tursan recebeu a dimensão e o destaque merecidos, resultando na consolidação da empresa, com raízes firmes e um sentimento de pertencimento à região.
Devido a esses novos ares e mantendo a visão de crescimento, em 2000 a Tursan abre sua nova e primeira filial fora de São Paulo, em Resende (RJ). Quatro anos depois, expandindo os negócios no Rio de Janeiro, abre uma filial em Campo Grande e outra em Barra do Piraí.
Com uma administração familiar de grande sucesso, a Tursan comemorou, em 2011, 50 anos de estrada. Com isso, a celebração do Jubileu de Ouro não se atém apenas à comemoração de um momento privilegiado, mas também a um período de reflexão sobre a própria história de grandes marcos e conquistas.
Atualmente, se adaptando às crescentes demandas do mercado, a Tursan transferiu sua matriz para a cidade do Rio de Janeiro, e desmobilizou suas operações no Vale do Paraíba, concentrando toda a sua operação no estado do Rio de Janeiro.
A criação do Jubileu de 50 anos da Tursan segue uma tendência entre o clássico e o moderno. Apenas pelo fato de ser um jubileu já é possível perceber a tradição por trás do símbolo. Além disso, as curvas escolhidas o torna moderno, sendo que o numeral 5 representa as curvas de uma estrada enquanto o 0 faz menção a um ciclo.
Como pode-se perceber, esse ciclo não está fechado, deixando claro que a Tursan está sempre disposta a adaptar-se e aprender, mesmo com 50 anos de mercado, referindo-se a um processo que vem dando certo, mas ainda possui espaço para inovações. A escolha do slogan “50 anos de estrada” representa como a empresa tem viajado pelo país, fazendo da estrada o seu lar.
Em 2021 a Tursan completará mais 10 anos de história.
Rumo aos 60 anos Tursan.
Confira fotos da trajetória.