NOTÍCIAS

Turismo rural leva visitantes para expedição na Amazônia

Imagine-se no Brasil antes da chegada dos portugueses, em 1.500.  É mais ou menos assim que o turista se sente ao visitar o roteiro de Tucorin, no coração da Amazônia, e caminhar por aldeias, acompanhar rituais indígenas, percorrer trilhas e se banhar em cachoeiras, guiados pelos donos da casa e habitantes nativos da região: os índios.

O roteiro Tucorin: Turismo Comunitário no Baixo Rio Negro é um dos 23 trabalhados pelo projeto Talentos do Brasil Rural, que tem como objetivo inserir produtos e serviços da agricultura familiar à oferta turística brasileira. O roteiro é mais uma opção de visita aos turistas que estiverem em Manaus para acompanhar os jogos da Copa do Mundo. Tucorin é composto por grupos de agricultura familiar que encontraram no turismo uma forma de valorizar sua identidade cultural, gerar emprego e renda, além de agregar valor à produção de grupos locais.

O roteiro começa com uma travessia de lancha de cerca de uma hora, partindo de Ponta Negra, em Manaus (AM). Os roteiros de dois, três ou quatro dias oferecem visitas às comunidades São João do Tupé, Colônia Central, Julião, Bela Vista do Jaraqui, São Sebastião e Nova Esperança, todas inseridas no mosaico de unidades de conservação do baixo Rio Negro. Tudo isso cercado por um cenário de selva deslumbrante, em um dos ecossistemas mais ricos do planeta.

Em São João do Tupé, por exemplo, o turista pode entrar na maloca dos índios Dessana, Tukana e Tuyuca e acompanhar seus rituais indígenas. Na comunidade Colônia Central é possível hospedar-se na casa de moradores locais, dormir em redes, caminhar pela trilha em meio à floresta e tomar banho de cachoeiras.

Além disso, os turistas poderão aprender a produzir alimentos caseiros com receitas locais, como doces e compotas, técnicas de pesca, além de fazer artesanatos com sementes nativas, resíduos de madeira, fibras da planta arumã e cipós tingidos.

 

Fonte e Imagem: Ministério do Turismo

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS