NOTÍCIAS

TURISMO NO CENTRO-OESTE PAULISTA

O tempo nos indica que, de maneira eficaz e moderna, o turismo regional é o caminho que consolida o setor, baseado num esforço coletivo de profissionais que sabem trabalhar com equipamentos capazes de atrair o personagem mais importante deste cenário: o turista.

Um exemplo deste movimento regional, de resultado concreto, envolve o centro-oeste paulista que com a união de dez municípios: Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, lacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga oferece um novo panorama à região, muito além de sua privilegiada concentração no coração do Estado de São Paulo.

Referimo-nos ao Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista, destino organizado, que já está pronto para bem receber seus visitantes, tornando-se assim uma uma nova alternativa para o turismo paulista, com uma diversidade de atrativos que passam por quase todos os segmentos do setor.

Como variedade de atrações, um turista pode pernoitar no Seminário Santo Antônio da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, em Agudos, com completa infraestrutura que alia a modernidade do wireless, piscina, à tranquilidade do campo. Já em Avaí, o diferencial recai sobre Aldeia Ekeruá na Reserva Indígena Araribá, a 16 quilômetros do centro. Com 80 habitantes, o local com casas em formato circular para preservar a tradição, possui até um gestor cultural, David Henrique da Silva Pereira, 25 anos, responsável por receber os visitantes, explicar o modo de vida dos indígenas que lá moram há 100 anos, e levá-los a conhecer seu artesanato e sua gastronomia.

Já para quem aprecia a história de nosso Estado, Lençóis Paulista é parada obrigatória. Conhecida como a Cidade do Livro, pois tem um número de livros – 120 mil, superior ao número de habitantes – 70 mil, este município conta com a Biblioteca Orígenes Lessa nome dado ao famoso jornalista, contista, novelista, romancista e ensaista (1903-1986) que lá nasceu e doou parte de seu acervo cultural para Lençóis.

Este circuito revela muitos caminhos de São Paulo. É o caso de Macatuba que hoje é a Capital Nacional do Patriotismo, uma vez que promove diversas ações administrativas voltadas ao civismo e turismo cívico, em especial no dia 19 de Novembro, Dia da Bandeira. E tem mais pelo oeste paulista: o reconhecido, em nível nacional, sanduíche Bauru tem seu berço no município do mesmo nome. Apesar de atualmente contar com variedades do produto em outras localidades brasileiras, o verdadeiro é feito de pão francês cuja metade do miolo é retirada, muzzarela derretida, rosbife, picles de pepino e tomate. Sucesso garantido há décadas. Também em Bauru, uma visita imperdível, o Museu Ferroviário Regional que conta a história das três importantes ferrovias que cruzam o Estado: Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Companhia Paulista de Estrada de Ferro e Estrada de Ferro Sorocabana.

Estes são apenas alguns destaques do Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista que envolve também um expressivo turismo rural, muito engenho e uma gastronomia típica capaz de lotar diversos restaurantes da cidade e do campo.

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS