NOTÍCIAS

Turismo brasileiro investe em transparência

O Ministério do Turismo tem trabalhado intensamente para manter uma gestão transparente e acessível a todos os cidadãos. Em 2012, técnicos do MTur desenvolveram o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de RepasseSiacor.

Pioneiro no governo federal, o sistema permite a qualquer pessoa consultar, em tempo real, a situação de obras e projetos realizados com recursos do ministério. O MTur já repassou mais de R$ 9 bilhões para investimentos no turismo em todo o país, para quase 20 mil obras, distribuídas em 4.540 municípios brasileiros, segundo a Caixa Econômica Federal.

 É possível acompanhar os valores liberados, o percentual de execução e a situação de cada obra, com informações detalhadas por estado e município”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

 Além do Siacor, o MTur oferece também um serviço de cadastro inteligente de solicitações de órgãos de controle: o Sistema de Controle das Demandas Externas. A ferramenta, que pode ser acessada pelo site, direciona os pedidos a áreas específicas da pasta e monitora o prazo das demandas por meio eletrônico.

O esforço de modernização e o aumento da transparência na gestão rendeu reconhecimento de órgãos de controle do governo, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU).

Em dezembro do ano passado, no dia Internacional Contra a Corrupção, o MTur foi premiado no I Concurso de Boas Práticas pela criação e implantação do SIACOR e do CDE. Ao todo 47 projetos de 17 ministérios se inscreveram na disputa.

“É um termômetro direto e instantâneo do que está acontecendo”, afirmou o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, em um dos vídeos da campanha “Turismo em Cena”, que traz uma série de oito curtas sobre as principais ações da pasta.

Os cidadãos, prestadores de serviços e entidades do setor contam ainda com outros canais para estreitar a comunicação com a pasta, como as redes sociais do MTur, presentes em dez plataformas (Facebook, Twitter, Google +, Instagram, Pinterest, Blog, Orkut, Flickr, Youtube e Soundcloud) e a Ouvidoria. Neste último caso, o contato pode ser feito por meio do e-mail ouvidoria@turismo.gov.br, ou pelo atendimento gratuito no telefone nº 0800- 606-8484.

Série institucional

O Ministério do Turismo produziu uma série de oito curtas sobre as principais ações da pasta. A campanha “Turismo em Cena” destaca os programas de formação e qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço aos parques nacionais.

As ações do MTur vão ao encontro das metas previstas no Plano Nacional de Turismo 2013-2016, que prevê o crescimento do turismo interno e a chegada de estrangeiros, além de um acréscimo nos postos de trabalho no setor, impulsionando a competitividade do turismo brasileiro.

“Nossas metas são audaciosas, mas com trabalho e esforço conseguiremos cumprir os objetivos, entre eles, o de elevar o Brasil à condição de 3ª economia turística mundial até 2022”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Clique aqui para assistir o vídeo!

 

Fonte: Ministério do Turismo

 

 

 

 

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS