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Fretamento de ônibus: solução para mobilidade urbana

Em parceria com a ANTP, Fresp mostra as vantagens do fretamento de ônibus e exemplos práticos de como os ônibus fretados podem contribuir para a redução do trânsito e poluição e trazer ganhos na produtividade de empresas e trabalhadores.

Um caderno técnico desenvolvido pela Fresp – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo – e pela ANTP – Associação Nacional dos Transportes Público – mostra estas vantagens e exemplos nacionais e internacionais de como o fretamento pode ajudar, às vezes com retorno mais rápido, na diminuição da frota de veículos particulares nas ruas, cujo excesso causa os problemas gerados pelo trânsito e poluição.

 Para se ter uma ideia, enquanto cidades como São Paulo pensam que melhorar o trânsito é impedir a circulação de ônibus fretados, que podem tirar de 20 a 40 carros particulares das ruas, em outros locais, a modalidade é incentivada. Isso porque, o passageiro do ônibus fretado é considerado diferenciado e dificilmente largaria seu carro de passeio para se submeter às condições nem sempre confortáveis dos ônibus urbanos, trens e metrô.

Vantagens do fretamento de ônibus

Enquanto um carro de passeio anda com um quinto de ocupação, normalmente só com o motorista, a taxa de ocupação de um ônibus fretado pode ser total, chegando a 100% dos lugares. E quanto maior a lotação dos fretados, menos carros nas ruas. Quando se fala em lotação em fretado, é a chamada lotação de banco. Ninguém costuma ir em pé.

 Um estudo mostra que 63% dos entrevistados disseram que se não fossem servidos pelos ônibus fretados, estariam nos carros particulares.

 Isso significa menos poluição. A maior quantidade de pessoas nos serviços de ônibus fretados, segundo o levantamento, foi responsável pela redução de até 9 mil 500 toneladas de gás carbônico emitidos no ar.

 

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