NOTÍCIAS

TAMBOR DE CRIOULA – PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

A tradição negra que chegou ao Brasil nos tempos da escravidão atravessou séculos e até hoje a coreografia livre e suas batidas ecoam pelas ruas do Maranhão. Considerada uma das expressões mais tradicionais da cultura popular maranhense, o Tambor de Crioula recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil.

O tambor de Crioula é uma dança de origem africana, marcada por movimentos brincantes e muita alegria. São apresentadas em qualquer época do ano, mas com mais frequência durante o carnaval e festas juninas, de preferência ao ar livre. Os passos usados servem para louvar São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros.

Durante evento realizado na última sexta-feira (14), no Centro Histórico de São Luís, foram entregues 100 títulos e certidões de registro do tambor de crioula, para os principais grupos da ilha de São Luís, consolidando esse bem como referência para a cultura nacional.

Com investimentos dos governos Federal e Estadual serão realizados festivais, encontros, seminários e oficinas específicos sobre o tambor de crioula, preservando e valorizando essa expressão cultural do Maranhão.

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS