NOTÍCIAS

Serra Catarinense é boa opção de passeio na primavera

Nem só de dias gelados e carrancudos vive a Serra Catarinense. Com o fim do inverno, a estação das flores faz a região mais fria do Brasil ser uma das mais procuradas por quem gosta de passear em meio a belezas naturais com um clima ameno e temperaturas agradáveis.

Com cerca de seis mil leitos em sua rede hoteleira, a Serra recebe muitos turistas em férias e grupos de terceira idade nesta época do ano. As opções de passeio são muitas, e listamos algumas delas para tornar a sua primavera ainda mais bonita e gostosa.

Urubici

Localizado entre os municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra, o Morro da Igreja tem 1.822 metros de altitude. É o ponto habitado mais alto do Sul do Brasil, com uma base da Aeronáutica instalada lá em cima e de onde é possível avistar a famosa Pedra Furada. A distância aproximada de Florianópolis é de 190 quilômetros.

Mas antes de pegar a estrada é necessário obter a prévia autorização do Parque Nacional de São Joaquim para subir ao morro devido às novas regras de visitação em vigor desde o ano passado.

Em Urubici vale também uma visita à Serra do Corvo Branco, à Cascata do Avencal, à Caverna Rio dos Bugres, à Gruta Nossa Senhora de Lourdes e outros pontos turísticos do município.

Urupema

Com uma das praças mais bonitas da região, Urupema a cidade é a mais alta do Estado, com a sua sede localizada a 1.425 metros de altitude, e é considerada a mais fria do Brasil. A distância aproximada de Florianópolis é de 200 quilômetros.

Vale a visita ao Morro das Antenas. Com o topo a 1.750 metros de altitude, o local é famoso pelo sincelo, um fenômeno raro no Brasil, mas comum por lá durante o inverno, e que consiste no congelamento natural de um forte nevoeiro ao tocar a superfície. Aos pés do Morro das Antenas fica a cachoeira que congela naturalmente em dias extremamente gelados. O acesso é fácil e o visual é incrível.

 

Bom Jardim da Serra

Um dos principais cartões-postais de Santa Catarina, com todo o seu “corpo” localizado em Lauro Müller e o mirante em Bom Jardim da Serra, a Serra do Rio do Rastro, conhecida também como Serra do 12, tem altitude de 1.421 metros e permite um visual único da estrada sinuosa.

Em dias claros, é possível avistar o mar. A distância aproximada de Florianópolis é de 210 quilômetros. Em Bom Jardim da Serra é válido também uma visita aos cânions do Funil, da Ronda e das Laranjeiras.

 

São Joaquim

Por geralmente ter as mínimas na casa de 0ºC no inverno, temperatura ideal para a ocorrência de neve, e estar em altitude suficiente, é considerada a capital brasileira da neve. Se nevou no Brasil, nevou em São Joaquim.

Não dá para passear por São Joaquim sem comprar artesanatos na Exponeve e visitar as belíssimas vinícolas da cidade, como a Villa Francioni. A distância aproximada de Florianópolis é de 220 quilômetros.

Lages

Lages tem a Catedral Diocesana, inaugurada em 1922 após 12 anos de construção. A igreja é uma das mais bonitas do Estado e fica localizada bem no centro da cidade, ao lado da prefeitura, outro cartão-postal da cidade.

Na mesma rua tem o Museu Histórico Thiago de Castro, maior acervo particular de Santa Catarina, com aproximadamente 48 mil itens entre móveis, utensílios domésticos, ferramentas, fotos, documentos, revistas e jornais que contam boa parte dos 247 anos de Lages.

O Parque Jonas Ramos, conhecido como Tanque, é uma das maiores e mais belas praças públicas da região. O local, no centro da cidade, tem um lago artificial rodeado por árvores que permitem boas fotos e uma agradável caminhada ao ar livre, além de um amplo playground para as brincadeiras de crianças.

Outro ponto turístico bacana em Lages é o Morro da Cruz, um dos pontos mais altos do município, localizado no bairro Morro Grande e que pode ser acessado facilmente de carro ou a pé por uma escadaria de 500 degraus. Lá de cima a vista é privilegiada, sendo possível registrar belas imagens da cidade.

 

Fonte: Diário Catarinense

Imagem: Bigstock – By: Dabldy

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS