NOTÍCIAS

Rondônia é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil

O segundo Estado mais jovem do País chama atenção por sua rica fauna e flora, que encantam visitantes que apreciam ecoturismo e aventuras radicais.

O artesanato é uma das mais fortes manifestações culturais do estado. Beleza, criatividade e simplicidade são algumas das características das peças decorativas feitas de madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido e muitos outros materiais. Já o artesanato indígena é feito com sobras de madeira, resíduos da floresta e papelão.

O folclore rondoniense é um espetáculo à parte, com lendas que recebem toda a influência amazonense e indígena. Lá, o visitante escuta inúmeras histórias, das Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados; botos que dançam nas festas e emprenham donzelas; cobras-grandes, curupiras, caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite, entre outros.

Os amantes de aventuras radicais podem descer as corredeiras do Rio Machado, “feitas” especialmente para a prática do rafting, canoagem e do boia-cross. Já no Polo de Guajará Mirim é possível fazer trilhas dentro da Floresta Amazônica, além de pescar no Rio Mamoré.

Competitividade

A cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, foi um dos municípios da região Norte que teve, em 2013, maior evolução do Índice de Competitividade do Turismo, indicador criado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Sebrae, para medir o estágio de desenvolvimento dos destinos turísticos do País. A cidade faz parte de um grupo seleto de 18 municípios premiados pelo Ministério do Turismo (MTur).

Para medir a competitividade dos destinos, o estudo divide os municípios entre capitais e não capitais. São avaliadas 13 variáveis em 65 municípios, incluindo todas as capitas brasileiras. O Índice de Competitividade foi lançado em 2008 e está em sua quinta edição.

As variáveis pesquisadas são: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais.

Organize seu grupo e venha conhecer Rondônia com a Tursan Turismo!

Fonte: Rondonoticias

Imagem: Wikipédia

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS