NOTÍCIAS

REALIZAÇÃO DO X GAMES EM FOZ DO IGUAÇU REFORÇA POTENCIAL TURÍSTICO DA REGIÃO

Música, pessoas caracterizadas, demonstrações de manobras radicais e muita animação marcaram a abertura do X Games na noite de quarta-feira (17), em Foz do Iguaçu (PR). As competições do maior evento de esportes de ação do mundo começaram nesta quinta-feira (18) e vão até 21 de abril em arenas montadas no Parque Infraero e no Parque Nacional do Iguaçu, em frente às Cataratas. A previsão é de que 60 mil pessoas acompanhem as provas.

Na solenidade de abertura, realizada no Mirante Central da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o secretário nacional de Políticas do Turismo, Vinícius Lummertz, representando o ministro Gastão Vieira, disse que o evento representa uma ação de política pública das mais importantes da história do turismo do Brasil. “Aliar um parque natural a uma estratégia global de comunicação e a um megaevento é uma grande ação. O resultado será mais movimento turístico e mais investimentos na região. O Brasil fica mais moderno com um evento como esse”, disse.

Ao todo, serão mais de 200 atletas, brasileiros e estrangeiros, e 15 competições em quatro modalidades: skate, BMX, Moto X e Rally. No Parque Infraero, serão disputadas as provas mais radicais do skate, com uma megarrampa – ou Big Air – com 25 metros de altura, equivalente a um prédio de oito andares.

Ainda no Parque Infraero, haverá provas de Moto X, Street, Park, Dirt e Rally, além de shows nacionais e internacionais. No Parque Nacional, estão previstas as provas de BMX Vert e Skate Vert – tendo ao fundo as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza.

Representando os atletas na abertura do evento, estava o hexacampeão mundial de skate vertical, Sandro Dias, o Mineirinho. Bastante emocionado, Sandro disse que seu esporte sofreu preconceito no passado e hoje movimenta o turismo, a indústria, a economia e as ações sociais. “Participar desse evento é um sonho. Hoje tenho a oportunidade de trazer a minha família. Esse evento será algo inédito, histórico, num lugar tão bonito, de frente às Cataratas. Estou muito grato por isso tudo que está acontecendo”, disse o atleta.

EXTREME GAMES

Criado em 1995, nos Estados Unidos, com o nome The Extreme Games, o X Games é considerado as Olimpíadas dos esportes radicais. Neste ano, a competição passa a ter seis eventos ao redor do mundo. A cidade de Foz do Iguaçu se junta a Aspen (Estados Unidos), Tignes (França), Barcelona (Espanha), Munique (Alemanha) e Los Angeles (Estados Unidos), como cidade-sede do evento.

Em maio do ano passado, Foz do Iguaçu participou de uma disputa com 40 cidades de 21 países, que disputaram ao direito de receber a competição. Três cidades foram escolhidas: Munique, Barcelona e a cidade paranaense. Para ganhar a disputa, Foz precisou cumprir uma série de requisitos. Além disso, técnicos da ESPN, empresa responsável pelo evento, fizeram visitas técnicas e inspeções in loco para a aprovação.

“Não vamos decepcionar a ESPN, os atletas, nem o mundo. Vamos mostrar que podemos fazer a etapa latino-americana do X Games, demonstrando a capacidade brasileira de realizar esse grande evento”, disse o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira.

O presidente da comissão organizadora local do X Games, Marcelo Dória, disse que foi um grande desafio trazer esse espetáculo para Foz do Iguaçu. “É um orgulho fazer parte da história do esporte do Brasil. O que prevalece é um maravilhoso sentimento de realização”, constatou Dória.

A competição será transmitida pelo canal de esportes norte-americano ESPN para mais de 800 milhões de pessoas de 200 países. Cerca de mil profissionais trabalham diretamente na organização do evento.

Mais de 33 mil ingressos foram vendidos. Os valores estão entre R$ 40 e R$ 190, sendo que algumas modalidades estão com as entradas esgotadas. Crianças até 2 anos não pagam. Os ingressos para a competição de Skate Big Air foram um dos primeiros a esgotar.

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS