NOTÍCIAS

Quem é responsável pelo transporte dos colaboradores?

Quem é responsável por cuidar do transporte dos funcionários? Muitas vezes esse tema parece uma batata quente que ninguém quer segurar. É um assunto muito pouco abordado dentro das empresas. Por estar mais próximo dos funcionários, o RH é quem geralmente fica responsável por esta tarefa.

Quando existe alguma política de transporte dentro da empresa, o RH tem que se aventurar em áreas desconhecidas. No caso do fretado, áreas como roteirização e alocação de veículos. Já, quando não existe nenhuma política de transporte, o funcionário geralmente fica desamparado e tem que se virar para descobrir como se deslocar para o local de trabalho. A questão que queremos levantar aqui é se o RH, ou qualquer outra área da empresa deve se responsabilizar por essa atividade complexa que envolve tarefas muito além daquelas realizadas no cotidiano.

 

Complexidade

Pode parecer trivial, mas identificar e prover maneiras de cada funcionário se deslocar para o ambiente de trabalho é uma tarefa bastante complexa. Exige bastante da equipe interna e se não for feito de maneira profissional pode gerar custos desnecessários. Qual empresa gostaria de pagar por um ônibus com capacidade ociosa? Ou até mesmo oferecer um valor de vale de transporte maior do que o funcionário precisa, e pior, com ele se deslocando com menos qualidade?

O assunto é sério e deve receber a devida atenção. Seria o caso de ter uma área dedicada ao transporte de colaboradores, vendo se cada um está no melhor modal ou acompanhando e solicitando roteirização de linhas de fretado? Alguém responsável pelo acompanhamento sim, agora, assumir o operacional disso tudo, muito provavelmente não.

 

A empresa deve assumir essa tarefa?

Por exemplo, vamos supor que sua empresa é da área de calçados, então imagino que ela fabrique calçados muito bem. Você acha que ela deveria investir tempo e dinheiro em uma área totalmente diferente, como transporte de pessoas? Mesmo que decida que sim, qual área dentro dela vai ser responsável por isso? RH? Facilities? Financeiro? Ao mesmo tempo que atinge todas estas áreas e é difícil que alguma delas se identifique com a tarefa de cuidar do deslocamento dos funcionários.

Nada mais justo que uma empresa especializada na gestão e transporte de pessoas para cuidar disso. Pode parecer como uma despesa a princípio, mas se bem organizado, a terceirização do transporte dos funcionários pode trazer redução de custos para empresa.

 

Fonte: Fretadão

 

Imagem: Bigstock by FreedomTumZ

 

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS