NOTÍCIAS

PROGRAMA BRASIL VOLUNTÁRIO CHEGA A 40 MIL INSCRITOS. ÓTIMO PARA O TURISMO.

O Governo Federal lançou em janeiro (22.01) o Programa Brasil Voluntário. Na primeira etapa, voltada para a Copa das Confederações, o objetivo era formar sete mil voluntários para ajudar na organização do evento. Para participar, era necessário ter no mínimo 18 anos de idade, residir no Brasil e ter disponibilidade de horário.

A atuação dos selecionados será integrada com o programa de voluntariado da FIFA e funcionará como uma ampla rede de mobilização social que irá atender aeroportos, pontos turísticos, festas públicas, Fan Fests e outras áreas de grande fluxo de pessoas, assim como dar suporte a torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral.

Com o objetivo de ampliar a integração entre as pessoas cadastradas, o programa conta com uma rede social própria, onde os usuários podem obter informações, tirar dúvidas, receber treinamento e interagir com outros voluntários.

Após a fase de inscrições, começará a preparação dos voluntários para a Copa das Confederações.

Qualificação
O conteúdo da primeira parte do processo de treinamento, que será online, trará temas como a história do futebol e das Copas do Mundo, iniciativas públicas de esporte, ações de voluntariado, história do Brasil e das seis cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), noções básicas de inglês e de espanhol e recepção e orientação aos turistas.

Ao fim do treinamento virtual, os participantes serão avaliados e os selecionados participarão de treinamentos específicos nas seis cidades.

Investimento
O governo federal investirá 30 milhões de reais nesta primeira fase do programa, para a Copa das Confederações. “O dinheiro será usado para custear as despesas do programa, como o processo de formação, o seguro dos participantes, os uniformes, os aluguéis de tendas, entre outros. Isso já está em processo de licitação”, afirmou o chefe de gabinete do Ministério do Esporte e coordenador do Brasil Voluntário, Vicente Neto.

A Copa das Confederações será realizada entre 15 e 30 de junho. A partida de abertura será em Brasília, no Estádio Nacional Mané Garrincha, entre Brasil e Japão. A final está marcada para o Maracanã, no Rio de Janeiro.

As inscrições serão abertas novamente depois da Copa das Confederações, quando se iniciará um novo processo de seleção para voluntários que atuarão nas 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Candidatos entre 18 e 85 anos de mais de 30 países se cadastraram. As cidades que mais receberam inscrições foram Rio de Janeiro (8.143), Brasília (3.707) e Belo Horizonte (3.530)

O programa Brasil Voluntário chegou ao 14º dia ultrapassando a marca de 31 mil inscritos. Até a manhã de 05 de fevereiro, 31.082 pessoas tinham feito o cadastro na rede social do projeto, onde já foram publicadas mais de 3,4 milhões de postagens e 6.800 fotos.

Um dos assuntos mais comentados na rede é o fato de a atuação voluntária ser a porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho.

Fonte: Brasil Voluntário

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS