NOTÍCIAS

Primeira viagem do bebê pede cuidados

Os primeiros passos, palavras e os passeios do bebê os pais nunca esquecem. O mesmo acontece com a primeira viagem. Para que a data não tenha surpresas desagradáveis, o médico pediatra Yechiel Moises orienta sobre os cuidados que os pais devem ter. “O médico deve conversar com o pediatra dos seus filhos para que a primeira vez seja uma experiência inesquecível para a família toda”, afirma.

O ideal é que os primeiros passeios ocorram entre 30 a 45 dias de vida. “Entre o sétimo e décimo dias de vida é feita a primeira consulta com o pediatra. Portanto, é a primeira vez que o bebê sai de casa. Espere até a segunda consulta para sair novamente. A mamãe e o bebê devem ficar em casa, se conhecendo, criando uma cumplicidade que vai durar a vida toda. O bebê, nesse período, precisa mamar e descansar. Uma viagem o tiraria da rotina necessária”, explica o médico.

Até essa data, o bebê já recebeu todas as vacinas adequadas e vive dentro de uma rotina de horários específicos para amamentação, sono, banho e troca de fraldas. “O bebê precisa de uma rotina e tudo o que modifica o seu dia pode trazer transtornos na sua alimentação, no seu sono e, por fim, no seu estado emocional”, aponta Yechiel.

Caso o destino escolhido seja uma praia, os cuidados devem ser redobrados. “O ideal é que se espere, pelo menos, até o sexto mês de vida para levar o neném a uma piscina ou à praia. Isso deve ser feito para evitar que o bebê tenha contato com as águas contaminadas desses locais ou que ele tenha um quadro de otite. Estudos mostram que a otite externa aguda é uma doença extremamente comum em países tropicais, especialmente no verão”, alerta o pediatra, lembrando que o bebê não deve ser mergulhado em hipótese alguma. Já o filtro solar está liberado após o sexto mês. “Leve o pequeno ao sol até 10 horas da manhã e depois das 16 horas, quando a exposição solar é menos prejudicial à pele. Lembre sempre de hidratá-lo com freqüência”, aconselha Moises.

 

Fonte: Bolsa de Mulher.com

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS