NOTÍCIAS

Por que voltar aos estudos depois de adulto?

O investimento que se faz com os estudos é um daqueles que você nunca se arrepende, mas que é difícil de se começar. Principalmente depois de atingir a idade adulta, os obstáculos para investir na sua educação se tornam cada vez mais difíceis de superar, então é preciso pensar nas suas possibilidades com cuidado.

Veja a seguir 4 coisas a se considerar como um adulto que quer voltar a estudar:

 

  1. VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA O COMPROMETIMENTO?

“O comprometimento necessário para a educação é o mesmo que o de criar um filho”, afirma Brian Massie, consultor de comunicações na Taylor Business Solutions e antigo estudante adulto. “Assim como numa maratona, você não recebe prêmios por quase terminar.”

Fazer uma faculdade é mais do que só aparecer para as aulas. Você tem que se comprometer a estudar, fazer trabalhos em grupo, pesquisar e se envolver com os assuntos da faculdade. É provável que, antes de começar, essas coisas tenham que ser esclarecidas para filhos, parceiros e colegas de trabalho.

 

  1. VOCÊ CONSIDEROU OS ASPECTOS FINANCEIROS?

Um curso de educação superior pode ser caro, mas existem várias opções para facilitar os custos. Primeiramente, fale com o setor administrativo da faculdade na qual você quer entrar e explique a sua situação financeira. A maioria das instituições possuem políticas para facilitar o acesso de estudantes que precisem de ajuda com a mensalidade. Outra opção é perguntar ao seu empregador se existe alguma assistência educacional na empresa.

Algumas companhias podem arcar com parte, senão todos os gastos do curso, se ele for relacionado a sua área de atuação. Independentemente de como você vai pagar, ou se a vaga é em uma instituição pública, é importante pensar se as vantagens compensam os custos.

 

  1. VOCÊ TEM UM SISTEMA DE APOIO FORTE?

O aprendizado pode ser estressante. Ainda mais para alguém que já não está mais acostumado com o sistema de ensino e precisa passar por um período de transição. “Idealmente, a família e os amigos entendem e apoiam um estudante adulto”, diz Gorback.

Garantir que todo mundo está a bordo da ideia faz com que tudo seja menos estressante. Em muitos casos, a educação de um adulto é um trabalho em equipe.

 

  1. VOCÊ ESTÁ ANIMADO A APRENDER?

Acima de tudo, é vital que você tenha interesse pelo que está aprendendo. Quando você gosta do que estuda, estar na escola é animador e recompensador. “Alunos mais velhos costumam ser os alunos mais motivados e engajados, determinados a se darem bem”, afirma Gorback.

Além disso, alunos mais velhos sabem o que está em jogo na faculdade, e quais são os sacrifícios sendo feitos para que a educação possa ser feita, então nunca deixam de dar importância aos estudos.

 

Fonte: Universia

 

Imagem: Bigstock by Sonjachnyj

 

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS