NOTÍCIAS

PARABÉNS, ARTESÃOS!

Hoje é o dia de um dos protagonistas do turismo, os artesãos. Afinal, são eles que propiciam aos visitantes a experiência do contato com a produção mais tradicional das localidades e preservam a cultura e técnicas históricas.

E como nenhum roteiro turístico está completo sem um passeio para conhecer a obra desses artistas, listamos alguns roteiros para incluir em suas próximas viagens.

Na Amazônia, a riqueza da fauna e da flora inspiram para a confecção de objetos, peças, artefatos utilitários e decorativos que conquistam turistas de todo mundo.

O estado do Pará possui o Polo São José Liberto que é especialista em artesanato e joias naturais, com um acervo ideal para visitação e compras. Já no Amapá, a tradição africana e miscigenada está presente em objetos utilitários e decorativos. A cultura indígena está representada pelos trabalhos dos povos Waiãpi, Karipuna, Palikur, Galibi, Apari.

O Centro de Artesanato Branco e SIlva, em Manaus, apresenta toda originalidade do Amazonas com objetos confeccionados com materiais tipicamente regionais: madeira, cerâmica, palha de tucumã, fibra e palha de tucum, tela de juta, cipó titica, entre outros.

E indo de um extremo ao outro, em Florianópolis a melhor forma de conhecer o trabalho dos artistas locais, é percorrendo o circuito de feiras que a cidade oferece. As tradicionais feiras da Praça XV de Novembro e do Centro histórico da cidade são algumas opções. Em Curitiba, as feiras também são a pedida. Em seu centro histórico é possível encontrar uma reunião que se repete todos os domingos desde 1973 no Largo da Ordem.

E como não há publicação que dê conta do número e diversidade de feiras e espaços dedicados a produção artesanal do país, cabe a você completar o nosso roteiro e compartilhar a sua sugestão em nossas redes sociais. Aos artesãos de todo Brasil, fica aqui o nosso muito obrigado!

Fonte: Ministério do Turismo

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS