NOTÍCIAS

O que você precisa saber sobre fretamento de ônibus?

O fretamento de ônibus para viagem, seja ela de grupo para passeio ou transporte de executivos, tem se tornado cada vez mais comum. Essa forma de viajar tem sido mais buscada por pessoas que se preocupam em garantir a segurança e a tranquilidade de todos os passageiros durante o trajeto.

A opção de fretar um ônibus pode ser utilizada para passeios em grupo, excursões religiosas, city tour e viagens de lazer, chamada de fretamento ocasional, bem como para o transporte de colaboradores entre suas casas e as empresas em que trabalham, chamado de fretamento contínuo.

Independentemente da opção para qual esteja considerando fretar um ônibus, é essencial realizar uma profunda análise sobre a empresa que irá prestar o serviço, o veículo que será utilizado, entre outras precauções. Confira como realizar cada uma dessas averiguações:

Quais precauções referentes à empresa de fretamento de ônibus?

 

É natural que, ao iniciar uma busca sobre empresa de fretamento de ônibus, a pessoa se depare com diversas opções. A questão é: Como saber se a empresa é confiável?

Para isso, é importante realizar as seguintes verificações:

  • Saber se a empresa está devidamente cadastrada na Secretaria de Turismo do estado;
  • Assegurar-se que a prestadora atua legalmente;
  • Verificar a existência do alvará;
  • Averiguar a licença.

Estes são os principais itens que classificam a prestadora de serviço de fretamento de ônibus como apta a atender o consumidor.

É possível sanar todas estas dúvidas realizando uma simples consulta pela internet, por meio do portal da Cadastur. Todas as empresas ali cadastradas são consideradas regulares. Se a prestadora pesquisada não constar no cadastro da Cadastur, é possível que ela não esteja devidamente regularizada em algum dos itens citados. Neste caso, além de não ser uma empresa indicada para contratações, ela ainda poderá ser penalizada.

Quais precauções referentes ao veículo que será alugado?

A empresa em si já foi devidamente averiguada e considerada confiável após as pesquisas. Pode-se considerar então que o contrato já pode ser preenchido? Nem sempre!

Se possível, antes de fechar o contrato de fretamento do ônibus, averigue as condições do veículo que será utilizado na viagem. É importante atentar-se a itens, como:

  • Aspectos gerais da aparência do ônibus (se não há vestígios de colisões antigas etc.);
  • Verificar a qualidade dos pneus (se não estão carecas e em más condições);
  • Assegurar-se que o veículo possui extintores de incêndio;
  • Localizar as saídas de emergência;
  • Certificar-se que todas as poltronas estão em boas condições;
  • Garantir que todos terão cinto de segurança.

Todos estes itens poderão confirmar que a viagem será segura e agradável a todos.

A fiscalização dos ônibus utilizados para fretamentos turísticos ou executivos é bastante rigorosa e realizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que emite um certificado de inspeção veicular, garantindo a autorização da circulação daquele ônibus por dois anos.

Portanto, ao optar pelo fretamento de ônibus, pesquise uma empresa que seja de confiança, tanto por indicação quanto buscas pela internet, mas certifique-se que ela está devidamente cadastrada e regularizada na Cadastur e os veículos autorizados pela ANTT.

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS


FRETAMENTO EVENTUAL

Frete um ônibus com a Tursan para a sua viagem, excursão, traslado, city tour, evento, congresso e passeios em geral.

SAIBA MAIS