NOTÍCIAS

MTur investe em sistema de informações sobre turismo

O Ministério do Turismo (MTur) está implementando um conjunto de ações com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o setor de turismo: o novo Sistema Nacional de Informações Turísticas – o Situr Nacional. As etapas deste processo foram apresentadas no II Seminário Técnico do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas Turísticas – Brasil 2016-2014, realizado na semana passada, em Brasília.

Além de renovar a pesquisa de turismo internacional, representantes de órgãos públicos e privados, consultores internacionais e acadêmicos discutiram questões relativas à implantação do Situr. “A governança é essencial para toda a estrutura institucional. Esse seminário não termina hoje, a economia do turismo depende do que conseguiremos fazer com o nosso novo sistema”, afirmou o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisa, José Francisco de Salles Lopes.

Uma das ações estratégicas para o sistema é a ampliação da pesquisa de Meios de Hospedagem, em negociação com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que será feita em 2016. Prevê-se uma coleta de cerca de 40 mil estabelecimentos. Em 2011, o universo foi de sete mil meios de hospedagem. Diversas categorias, desde o mais luxuoso ao mais simples, incluindo o cama e café, serão pesquisados.

Segundo o técnico de Serviços e Comércio do IBGE e gerente da pesquisa, Roberto Saldanha, a meta é montar um diretório robusto e atualizado sobre a oferta de serviços de hospedagem no Brasil, com informações sobre o número de estabelecimentos, além de unidades habitacionais e leitos. Será a base para a realização de sondagens de ocupação hoteleira e de outros levantamentos derivados.

Fonte: Turismo

 

Imagem: Bigstock by dolgachov

 

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS