NOTÍCIAS

Minas gerais ganha novo roteiro de turismo religioso!

Dois dos maiores atrativos do turismo religioso em Minas Gerais – o Santuário Nossa Senhora da Piedade e o Santuário do Caraça – integram o novo roteiro “Entre Serras: da Piedade ao Caraça”.

Elaborada pela Associação do Circuito Turístico do Ouro (ACO), a rota distribui um fluxo de visitantes de cerca de 300 mil pessoas ao ano por quatro cidades: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. O passeio conta com experiências que incluem fé, gastronomia e natureza.

O Santuário da Piedade fica a 16 quilômetros do município de Caeté, a 1.746 metros de altitude. O templo que abriga a Padroeira de Minas Gerais é ideal para quem busca tranquilidade e belezas naturais.

Do alto, é possível apreciar uma das mais belas vistas das montanhas de Minas Gerais. São 360 graus de panorama com a visão de nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Já o Santuário do Caraça recebe, em média, 70 mil visitantes por ano. Com uma área equivalente a 11,2 mil campos de futebol, o local fica nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. Lá, o turista encontra trilhas para cachoeiras, tanques e piscinas naturais, antigas construções e grutas.

“O Brasil tem grande potencial de transformar as festas religiosas e populares em um produto turístico sustentável para estimular a atividade no País e fazer com que os brasileiros conheçam cada vez mais nossos atrativos”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Saindo de Belo Horizonte é possível ter acesso ao roteiro, tanto de carro (pela BR 381, saída para Vitória) quanto de ônibus ou de trem, desembarcando em Barão de Cocais no trajeto BH – Vitória.

Outra opção é começar o roteiro pelo Santuário do Caraça, saindo de Ouro Preto ou Mariana, com a primeira parada em Catas Altas, onde o Circuito do Ouro mantém um Centro de Informações Turísticas.

O visitante pode optar ainda por fazer a viagem pela estrada de terra ou contratar um receptivo turístico para se deslocar entre as cidades e seus atrativos.

Todos os anos, o turismo religioso movimenta milhões de viajantes no Brasil. O País conta com celebrações com o Círio de Nazaré em Belém (PA), uma das maiores festas religiosas do mundo, que reúne cerca de dois milhões de fiéis no segundo domingo de outubro.

A Romaria a Juazeiro do Norte (CE) chega a receber cerca de dois milhões de devotos de Padre Cícero por ano, além da Romaria à Nova Trento (SC), onde está o Santuário da Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira, com cerca de 20 mil peregrinos por mês.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo

Imagem: Bigstock by OSTILL

 

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS