NOTÍCIAS

DIA DO TÉCNICO DA SEGURANÇA DO TRABALHO

No Brasil, o técnico em segurança do trabalho, é um profissional com formação de nível médio, regulado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985 . Dentre suas atribuições, destacam-se a informação do empregador e dos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e a promoção de campanhas e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, além do estudo dos dados estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, o dia do técnico em segurança do trabalho é comemorado em 27 de novembro.

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) registra que este profissional elabora, e/ou participa da elaboração e implementação de política de segurança e saúde no trabalho; realiza auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identifica variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho; participa de perícias e fiscalizações e integra processos de negociação. Participa da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerencia documentação de sst; investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle, entre outras funções.

As empresas podem ser obrigadas a contratar técnicos em segurança do trabalho para integrar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), dependendo de sua classificação e número de empregados.

A Tursan parabeniza a todos os profissionais que são essenciais para a segurança de nosso trabalho!

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS