NOTÍCIAS

Descanso no Final de Semana: qualidade de vida e saúde

O trabalho e a correria do dia a dia nunca deixam você parar. Então chega o final de semana e você… continua trabalhando! Aproveita para colocar em dia todo aquele trabalho que não deu conta a semana inteira, responder e-mail e tocar os projetos que não teve tempo de dar a devida atenção. Ou então tira esse tempo para lidar com assuntos da casa e da família.

Você se identificou com essa situação? Então o seu corpo pode estar pedindo um descanso.

Estudos já comprovaram que sair da rotina, mesmo que apenas por um final de semana, tem diversos benefícios para a saúde física e mental. Praticar alguma atividade diferente ou fazer uma pequena viagem, apenas para mudar de ares, tem impactos positivos na prevenção de doenças e infecções, combate à ansiedade e depressão, e até na sua produtividade no trabalho.

Veja os benefícios que descansar no final de semana traz para a qualidade de vida e saúde.

 

1 –Atividades fora da rotina diminuem estresse e problemas cardíacos

Muitas vezes, o simples fato de mudar de ambiente diminui a ansiedade e a sensação de pressão, dando lugar ao bem-estar. Tirar pelo menos um dia de descanso, principalmente se for praticando alguma atividade diferente ou esporte, é suficiente para quebrar o ciclo, reduzindo os hormônios do estresse. Essa pausa no trabalho também ajuda a combater pressão alta e problemas cardíacos, duas das principais consequências do estresse na saúde física.

 

2- Combater o estresse aumenta a imunidade e resistência a infecções

Outra consequência do estresse crônico é que ele diminui a nossa capacidade de resistir a infecções, manter funções vitais e até a habilidade de evitar pequenos acidentes, além de afetar o sono e a digestão. Já em estágios elevados, o estresse faz com que a glândula suprarrenal libere adrenalina e cortisol no sangue, agravando esses problemas e causando outras doenças, como a diabetes.

 

3- Uns dias de descanso diminuem irritabilidade e depressão

Um estudo realizado em Wisconsin mostrou que mulheres que tiram mais férias têm níveis mais baixos de tensão e depressão, se comparadas àquelas que não param nunca.

Esse resultado não surpreende: pessoas sob estresse tornam-se mais irritáveis, deprimidas e ansiosas. Essas pessoas tendem, aos poucos, a se tornar mais isoladas e solitárias, com tendência à depressão.

Nesse sentido, mudar de ares e fazer uma pausa no final de semana tem benefício duplo: além de combater o estresse e a ansiedade em si, uma pequena viagem possibilita vida social ativa, conhecer pessoas novas ou interagir com amigos, o que também aumenta a sensação de felicidade.

 

4- O intervalo melhora o desempenho no trabalho

A rotina de trabalho e a constante pressão com o tempo acabam afetando a produtividade e a qualidade do próprio trabalho. Segundo o National Institute of Health, o estresse impacta na hora de tomar decisões. Muito tempo sem descanso pode causar fadiga, confusão, afetar a memória, além de outros efeitos que prejudicam nosso desempenho. Quando exigimos muito do organismo, ele acaba atuando no limite da força física e mental. No entanto, quanto esse ciclo é quebrado pelo descanso ativo, as energias se renovam e a produtividade aumenta – essa sensação que temos ao voltar de férias. Além disso, após quebrar a rotina, conseguimos encarar os problemas sob nova perspectiva, e estar afastado do trabalho e da vida particular ajuda a enxergar novas soluções.

 

5– Viajar juntos melhora a relação com a família

Sair da rotina também tem impactos muito positivos no seu relacionamento com sua família. Um grupo internacional de pesquisa na Universidade Purdue concluiu que uma viagem juntos é excelente para estreitar os laços familiares e melhorar a comunicação e a solidariedade com os seus entes queridos.

Isso acontece porque, ao viver esses momentos juntos, longe das atividades e problemas do dia a dia, criamos experiências conjuntas, que alimentam essas conexões. E esses efeitos acontecem mesmo entre familiares que não são assim tão próximos. Alguns dias longe da cidade podem ser uma excelente forma de melhorar as relações com os filhos, por exemplo, criando memórias compartilhadas.

 

Fonte: Fazenda da Grama

 

Imagem: Bigstock by ijeab

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS