NOTÍCIAS

CONVÊNIO DEVE CAPACITAR MOTORISTAS DE ÔNIBUS NO RIO DE JANEIRO

A Secretaria Estadual do Trabalho do Rio de Janeiro e o Sest/Senat – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem dos Transportes firmaram um convênio  para oferecer cursos e treinamentos de capacitação para motoristas de ônibus, de vans e de táxis da cidade.

Mas os motoristas não serão capacitados quanto à operação dos veículos. Os cursos e treinamentos serão voltados para relacionamentos humanos e atendimento ao cliente.

O convênio foi firmado na última sexta-feira, dia 12 de abril, e a ideia surgiu depois da tragédia envolvendo um ônibus da Viação Paranapuan, que caiu de um viaduto na Avenida Brasil, após a briga entre um passageiro e o motorista de ônibus e depois de um assalto seguido de estupro que vitimou turistas estrangeiros numa van do transporte alternativo.

As vagas são disponibilizadas pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Serviço Técnico e Emprego. Inicialmente são 500 vagas para motoristas de ônibus e mais 1 mil 400 vagas para outros condutores do setor de transportes.

Os temas são voltados justamente para a melhoria da postura do motorista para com os passageiros e vão envolver assuntos como qualidade no atendimento, cidadania e até autocontrole.

Além de mostrar a importância do passageiro para o dia a dia e o sustento dos motoristas, os cursos visam valorizar o profissional mostrando seu papel no cotidiano da sociedade.

Os motoristas podem se cadastrar, independentemente da adesão ou não da empresa de ônibus, nas 62 unidades do Sine – Sistema Nacional de Emprego, no Rio de Janeiro.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, a cidade tem 9 mil ônibus e cerca de 30 mil funcionários do setor.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS