NOTÍCIAS

Conheça a cidade de Bento Gonçalves!

O pórtico de entrada da cidade em forma de um barril de vinho não deixa dúvidas: Bento Gonçalves (RS) respira ares dionísicos, recebendo o título de principal região vitivinícola do país. A cidade pode não ter o charme de Gramado, mas a imigração italiana deixou legados, seja na simpatia de seus moradores, na intensa produção de vinhos ou nos restaurantes dominados por massas e galetos.
Vinho é a palavra de ordem em Bento Gonçalves e para se dar bem no seu roteiro valem algumas recomendações. O primeiro todo dedicado ao Vale dos Vinhedos, uma rota próxima ao centro da cidade que representa o grosso das vinícolas da região. Gigantes do setor, como Miolo e Casa Valduga dividem espaço com as pequenas cantinas, que produzem vinhos de forma bem mais artesanal.
No final do século 19, a então estrada para Caxias do Sul começou a receber inúmeras construções de pedra e madeira. Eram os imigrantes italianos fincando seu lugar no solo e dando início à próspera Colônia São Pedro. Há cerca de 20 anos, as casas foram restauradas, resultando no roteiro Caminhos de Pedra, passeio imperdível para quem gosta de história, compras e gastronomia.
O trecho da estrada nem é muito longo – apenas sete quilômetros – mas avista-se pelo menos 61 construções (13 delas são casas comerciais com visita interna). O velocímetro do carro dificilmente ultrapassará os 40 km/h. É um passeio para ser feito sem pressa. Assim como no Vale dos Vinhedos, você pode pegar um mapa no posto de informações turísticas na entrada do roteiro (nesse caso, o mapa é cobrado). Para deixar o passeio ainda mais rico, considere contratar um guia. Invariavelmente a primeira parada será na Casa dos Doces Predebon, uma simpática construção de tijolos. No porão da propriedade, o visitante degustará doces de várias frutas. “Il Cantuccio del Pomodoro e della Gasosa”, ou simplesmente, Casa do Tomate. A construção está tão bem restaurada que parece recente. O pomodoro é a estrela principal. Geleias, sucos e cerveja. A Casa da Ovelha é diversão certa para toda a família. Enquanto os adultos conhecem a produção e degustam os fortes queijos caprinos, a criançada pode acompanhar a tosquia ou a ordenha dos animaizinhos. Nem todas as construções são originárias do local.
A vizinha Casa das Massas e Artesanato estava em outra cidade e foi trazida para cá na época do lançamento do roteiro, caindo como uma luva no contexto da estrada. É missão das mais difíceis não encher o porta-malas do carro com tortéi, capeletti e biscoitos italianos.
Bento Gonçalves tem quatro grandes vinícolas: Miolo, Casa Valduga, Aurora e Salton. Falta conhecer essa última para completar a coleção.

Fonte: Revista Abril

Imagem: Revista Abril

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS


FRETAMENTO EVENTUAL

Frete um ônibus com a Tursan para a sua viagem, excursão, traslado, city tour, evento, congresso e passeios em geral.

SAIBA MAIS