NOTÍCIAS

Como atender o público da terceira idade no Turismo

De acordo com um levantamento realizado pelo Banco Mundial, a população idosa no Brasil deve ultrapassar 65 milhões de pessoas até 2050. Impulsionada pelo aumento da expectativa de vida do brasileiro, a terceira idade vem chamando a atenção da área do Turismo como forte público consumidor, mas ainda falta estrutura para atender devidamente este perfil.

O governo federal está trabalhando para mudar esse quadro. No ano passado foi lançada a segunda edição do Viaja Mais Melhor Idade, um programa de viagens com descontos exclusivos para idosos com o objetivo de movimentar o mercado brasileiro de Turismo principalmente nos períodos de baixa temporada.

O público de terceira idade tem tempo e dinheiro para viajar, e exige um serviço muito bem feito. Tudo precisa ser rigidamente cumprido como prometido. O público idoso gosta muito de conhecer culturas, e consome bastante por onde passa.

Realidade nas agências

Dados da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) apontam que os idosos correspondem a 15% da carteira de clientes, com o possível aumento deste número por conta do recém-lançamento do programa governamental.

Nas agências, uma das premissas de um profissional que vai lidar com a terceira idade é saber se relacionar com pessoas, pois além da parte técnica da profissão, é fundamental dar mais atenção do que o usual, pois os mais velhos em geral gostam de dialogar e ser bem tratados. “Não é apenas falar sobre preço de um pacote e encerrar a compra. Acabamos virando uma extensão da família deste cliente”, conta a sócia do Cinthe-Tur.

Comportamento da terceira idade

Um levantamento da Fundação Instituto de Administração mostra que 32,9% das pessoas acima de 60 anos viajam de duas a três vezes por ano, e 46,7% permanecem menos de sete dias no destino escolhido.

Existe o paradigma de que o público de terceira idade gosta de passeios mais tranquilos e serenos, porém o que se vê são pessoas extremamente ativas e exigentes na hora de comprar um pacote turístico.

Ainda sobre o estudo da FIA, o documento mostra que os idosos gostam de áreas serranas, praias, áreas rurais, cidades culturais, resorts e destinos com neve. Além disso, check-in antecipado para evitar filas, ficha médica com remédios utilizados e seguro-viagem estão entre os serviços que os turistas da terceira idade gostariam que as agências oferecessem.

 

Fonte: Catho 

Imagem: Bigstock – By: Altafulla  

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS