NOTÍCIAS

Chegada do inverno ‘aquece’ o mercado de turismo no Sul de Minas

As temperaturas baixaram, mas a chegada do inverno promete ‘aquecer’ o clima para quem vive do turismo do frio no Sul de Minas. Em diversas cidades, os visitantes já começam a lotar hotéis e pousadas para aproveitar a paisagem e as atividades típicas do período.

Em Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), as reservas estão praticamente esgotadas para o início do mês de julho. Em uma das pousadas, que oferece pelos menos 80 acomodações em chalés, havia apenas quatro reservas livres no último final de semana.

Outra cidade que também já começa a sentir os efeitos do inverno é Poços de Caldas (MG). Com uma extensa rede hoteleira, o município encerra junho lotado de visitantes. Em um dos hotéis mais tradicionais da cidade, conseguir uma data em um dos 222 apartamentos está cada dia mais difícil.

Frio que pede para ficar

A queda nas temperaturas aliada às paisagens naturais e às comidas típicas são um chamariz para viajantes de todo o país. O período, que coincide com as férias escolares, também permite que muitas famílias, vindas de grandes centros urbanos, procurem lugares mais tranquilos para descansar. É nesse público que empresários e investidores da região estão de olho.

Cidades investem em programação cultural

Em Extrema (MG), o crescente interesse das pessoas em não apenas conhecer os pontos turísticos, mas também em vivenciar a rotina da cidade fez com que festivais de música e gastronomia fossem criados. Com pedras gigantes, cachoeiras, lagoas e reservas florestais – atraentes para práticas esportivas como rapel e voo livre, o lugar é um convite para passeios mais longos.

Na última sexta-feira (26), por exemplo, começou a edição 2015 do festival de inverno da cidade. O evento conta com uma programação especial para diversos tipos de público que segue até agosto. Na abertura das atividades, o evento contou com o 1º Extrema Pró Rock Festival, com três dias de shows e diversas bandas participantes na Praça Presidente Vargas. De 3 a 5 de julho, o som já muda com o festival Extremamente Caipira.

 Incentivo à tradição

Pocinhos do Rio Verde, distrito ligado a Caldas (MG), também procura aliar as características que a tornam um aconchego em meios às montanhas com atividades que chamam os turistas para longas estadias. Durante três finais de semana de julho, a 26ª Festa do Biscoito é a principal atração.

“É uma festa folclórica, cultural, que começou há quase 30 anos de uma forma bem simples, quando as pessoas se juntavam nas casas, e que hoje é uma tradição”, relata o proprietário de uma agência de turismo local, Edson Martins de Oliveira, que garante que no distrito as cerca de 400 acomodações disponíveis já estão praticamente cheias.

“São 10 hotéis cadastrados e cerca de 15 pousadas. Muita gente já procurou reservar os dias de acompanhar a festa. Para se ter uma ideia, hoje [25 de junho, quando falou ao G1] já temos mais de 30 pessoas na fila de espera”, comenta Oliveira.

Fonte: G1

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS