NOTÍCIAS

Aniversário da cidade de Redenção da Serra

Uma pequena cidade localizada no interior do estado de São Paulo, rodeada por montanhas e banhada por um imenso reservatório, com o clima ameno, se tornou fato marcante na história do Brasil. Redenção da Serra é um município típico de interior, uma área de 309 km², com 3.873 mil habitantes segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010. Teve seu ponto de partida no início do século XIX, quando ocorreu o esgotamento do ouro no estado de Minas Gerais e a econômia se deslocou para o Vale do Paraíba com a expansão cafeeira, o que proporcionou o aparecimento de novos núcleos de povoamento.

O capitão-mor Francisco Ferraz de Araújo, sua esposa Francisca Galvão de França e um grupo de escravos foram incumbidos pelo governador da Província de São Paulo para desbravar novas terras. Quando o grupo chegou a nove quilômetros do Rio Paraitinga um dos escravos faleceu, e neste local foi construída uma cruz de madeira. A qual mais tarde surgiu uma capela e ao seu redor um povoado que foi nomeado de Paiolinho, nome originário das plantações de linho que havia no local, e essas fibras eram guardadas em um paiol (paiol+linho). O lugarejo foi crescendo e se desenvolvendo devido à produção de café, e no dia 24 de março de 1860 foi elevado à categoria de Paz segundo a Lei Provincial nº 3. Após 17 anos com a expansão agrícola levou Paiolinho à categoria de Município com o nome de Redenção, segundo a Lei Provincial nº 33, de 8 de maio de 1877.

Redenção passou de existir e recebeu o nome de Redenção da Serra devido a ser a primeira cidade do estado de São Paulo a fazer a abolição da escravidão antes do dia 13 de maio de 1888, que foi sancionada a Lei Áurea (Lei Imperial nº 3. 353). O acontecimento foi noticiado pelo jornal Diário Paulista de Taubaté na edição de 17 de fevereiro de 1888.

A Tursan Turismo parabeniza o município de Redenção da Serra pelos seus 40 anos!

Fonte: Prefeitura de Redenção da Serra

Imagem: Prefeitura de Redenção da Serra

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS