NOTÍCIAS

Aniversário da cidade de Natividade da Serra

Natividade da Serra foi presenteada com cachoeiras pitorescas e uma natureza abundante. Seu povo é simples e bastante acolhedor. Estas são as razões pelas quais a jovem cidade tem sido procurada.

A cidade é praticamente nova. Foi erguida depois da demolição das antigas construções, na década de 70. A represa é a maior atração turística, com opções de esportes náuticos e pesca livre. O grande lago atrai pescadores esportivos, principalmente os interessados no tucunaré. A espécie foi introduzida por pescadores e sua pesca já se torna uma das atrações locais, sediando até mesmo disputas nacionais da modalidade. A melhor pedida é procurar um guia local, na Marina da Serra ou no Centro Cultural.

O município de Natividade da Serra oferece diferentes opções de lazer, desde do rafting no rio Paraibuna, no Bairro das Palmeiras, pescar na represa da CESP, às belíssimas trilhas em meio à Mata Atlântica. dentro do Parque Estadual da Serra do Mar.

Para quem quer somente passear, vale um passeio de balsa atravessando a represa e parando em três pontos de embarque. Nos finais de semana a prainha se torna o ponto de encontro da moçada, que busca o local para banhos. Ali funciona também um posto improvisado de pequenos barcos que levam pessoas para os bairros rurais, ou mesmo para uma pescaria. O atrativo maior do município está depois da represa, onde a mata e as águas formam um binômio interessante para os aventureiros.

O Parque Estadual da Serra do Mar foi criado no ano de 1977 para preservar quase 315 mil hectares do rico, mas quase extinto ecossistema original. O parque tem acesso no km 78 da Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125). Em um dos pontos de entrada do Parque encontramos o Núcleo Santa Virgínia, uma área de conservação localizada no interior do Parque Estadual da Serra do Mar que possui uma área de 17 mil hectares de puro verde.

Na região do núcleo de Santa Virgínia encontram-se as principais cachoeiras do parque, que são alcançadas por trilhas de fácil acesso, como a trilha da Pirapitinga (5,6 km às margens do rio Ipiranga, leva à cachoeira das Andorinhas e do Rio Ipiranga) e do Poço do Pito (8 km às margens do rio Paraibuna, que oferece ótimas corredeiras para a prática de rafting).

Partindo do Bairro da Vargem Grande em Natividade da Serra temos a Trilha da Cachoeira da Boneca com 13 km e a trilha da Pedra do Corcovado, que leva ao pico do mesmo nome com 1.168m, oferece ao aventureiro uma espetacular vista para o mar.

A riqueza da fauna e flora, típicas da Mata Atlântica pode ser observada ao longo das caminhadas. Segundo o Ibama, este ecossistema abriga 1.361 espécies de animais e 20 mil tipos de plantas. Impressionante também é o número de espécies ameaçadas de extinção: 171 das 202 animais em risco no país vivem nestas matas. Jequitibás, cedros, jatobás, ipês, e manacás-da-serra são algumas das grandes árvores que margeiam as trilhas, enquanto a fauna é composta por animais de médio porte como macacos, antas, capivaras, jaguatiricas e o quati. Diversas espécies de pássaros, como saíras, pintassilgos e sabiás, são encontradas na região.

A Tursan Turismo parabeniza a cidade de Natividade da Serra pelos seus 41 anos!

Fonte: Natividade da Serra

 

Imagem: Prefeitura Municipal Natividade da Serra – Galeria de Fotos

 

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS