NOTÍCIAS

Aniversário da cidade de Guaratinguetá – 385 anos

O desenvolvimento de Guaratinguetá tem no Turismo uma de suas âncoras e, no século XXI, a religiosidade já manifestada na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com sua água abençoada atraindo peregrinações, ganha o novo impulso da devoção a Frei Galvão, além dos templos religiosos que reúnem arquitetura, arte, beleza e fé desde o século XVIII.

O Turismo também encontra no meio rural seus mais propícios meios, tanto pela exuberância da beleza das encostas da Mantiqueira quanto pela vida rural que se expressa no caminho para o mar. No perímetro urbano arquitetura e cultura, fundindo o passado e o presente, são os marcos que expressam a tradição e suas festas anuais que reverenciam sua própria história.

A Zona Rural de Guaratinguetá apresenta um clima típico de região serrana, com morros e colinas entrecortados de cachoeiras que formam rios e riachos de águas transparentes na sua encosta. Detêm cerca de 90% do município, possuindo uma rica paisagem emoldurada pela Serra da Mantiqueira e Serra Quebra-Cangalha.

Na região da Serra da Mantiqueira localizam-se o bairro das Pedrinhas, Taquaral, Gomeral e Pilões, já na região de domínio da Serra Quebra-Cangalha localiza-se o bairro da Rocinha. Uma região rica em recursos naturais como rios, cachoeiras, florestas de altitude e remanescentes da Mata Atlântica, propiciando a existência de diversas trilhas e observação de flora e fauna.

Com a presença de dois ambientes e paisagens distintas, identificou-se de grande potencial turístico a estrada de acesso até Cunha-Parati: Rodovia Paulo Virginio e a estrada Vicinal de acesso até Campos do Jordão: Estrada Vicinal Tancredo Neves / Estrada parque José Jorge Boueri.

Guaratinguetá é o local de nascimento de frei Antônio de SantAna Galvão, o primeiro Santo brasileiro. É uma das mais belas cidades do Vale do Paraíba histórico.

Rica em monumentos do período colonial, construídos no ápice do ciclo cafeeiro, oferece ao turista, passeios que misturam religiosidade e cultura. A estrutura de atendimento é boa e tende a crescer o turismo religioso na região.

 

Fonte: Ecoviagem

Imagem: Divulgação/Google Earth

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS