NOTÍCIAS

5 passos para se dar bem em qualquer evento de networking

Nem todo mundo gosta de andar por um cômodo cheio de estranhos com vários cartões de visitas em uma mão e um prato com queijo na outra. Falar com pessoas que você não conhece e tentar construir uma conexão pode ser estranho.

Mas a verdade é que os contatos são importantes para a sua carreira. Seja como cliente, ou como empregador, a pessoa que você conhece enquanto faz networking pode ser o impulso que você precisa para realizar seus sonhos.

 

A seguir, veja 5 passos para aproveitar ao máximo possível oportunidades de networking:

  1. CHEGUE LÁ CEDO

Sabe aquele ditado sobre chegar elegantemente atrasado? Então, ele talvez funcione para festas ou encontros com amigos, mas ele não tem muitas outras aplicações. Se o seu maior medo é ficar preso em um canto com um copo de plástico e os seus cartões de visitas enquanto todo mundo conversa, chegue cedo.

Chegue antes de que o evento comece e fale com as pessoas enquanto elas chegam. Não espere que elas encontrem novos círculos para conversar para abordá-las. Principalmente se você estiver sozinho, é uma boa ideia evitar que uma multidão se forme para começar a puxar assunto.

 

  1. USE ALGO PARA INICIAR UMA CONVERSA

Primeiras impressões são tudo. As pessoas formam uma opinião sobre você só pelo que você usa e como você se apresenta. Por isso, um visual arrumado é essencial. Mas também é uma boa ideia acrescentar uma peça que se destaque no seu visual (de forma positiva). Expresse a sua individualidade, mas mantenha-se dentro do dress code do evento e fique apropriado para a ocasião.

 

  1. NÃO DEIXE A NEGATIVIDADE AFUNDAR VOCÊ

Gente negativa sempre tem tempo para aparecer em eventos de networking. Eles falam sobre como o mercado está indo mal, e a economia está péssima e as perspectivas para a carreira de todos são negativas, etc. Se alguém começar a ser assim, tente mudar de assunto. Se não funcionar, educadamente passe para a próxima pessoa. Seja positivo, agradável e não deixe que só um lado da conversa fale.

 

  1. FAÇA A SUA LIÇÃO DE CASA

Táticas de networking funcionam melhor se você vem preparado. Lembre-se, eventos de networking são um período de tempo curto para deixar uma impressão num grande número de pessoas. Por isso, ajude a si mesmo e faça uma pesquisa antes de sair de casa. Comece sabendo quem está dando o evento, depois passe para a lista de convidados e descubra com quem você quer falar. Depois, vá para as redes sociais e aprenda a associar os nomes aos rostos dessas pessoas.

 

  1. FINJA QUE O SEU CARTÃO DE NEGÓCIOS É DINHEIRO

Não saia distribuindo o seu cartão para todo mundo. Lembre-se que a ideia é formar uma conexão com essas pessoas, não basta só que elas tenham o seu contato. Tente dar o seu cartão para pessoas com as quais você passou algum tempo e com as quais você acha que poderia construir uma boa relação de negócios.

 

Fonte: Universia

 

Imagem: Bigstock by Jakub Jirsak

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS