NOTÍCIAS

5 dicas para ficar tranquilo na hora do passeio escolar

Os passeios escolares são sempre esperados com ansiedade por pais e alunos. As crianças não veem a hora de embarcar no ônibus para fazer a excursão ou a viagem tão aguardada. Os pais, por sua vez, ficam cheios de preocupações. Será que o ônibus é seguro? Meu filho vai conseguir dormir longe de mim? O que ele vai aprender com esse passeio?

Confira abaixo algumas dicas que devem ser seguidas na hora de um passeio escolar:

A partir de que idade podem ser feitos passeios?

A partir de 5 anos as crianças já têm idade para conseguir entender instruções para um passeio. Antes dessa idade, as crianças só devem sair se o passeio for mais supervisionado e o roteiro bem curto.

E o transporte, como deve ser?

No caso dos passeios que envolvam utilizar transporte, os pais devem pedir à escola que informem qual é a empresa que fará esse transporte e para verificar se ela está regularizada. É importante também observar se o veículo tem equipamentos adequados, como o cinto de segurança adaptado para cada faixa etária. Recomenda-se verificar os documentos do motorista e avaliar o estado geral de conservação do veículo.

Como preparar a criança para uma viagem sem os pais?

Pernoitar em um local estranho e longe dos pais pode deixar algumas crianças bastante inseguras. Uma possibilidade para iniciar uma adaptação nesse sentido é que um dos pais ou uma das mães do grupo acompanhe a turma, alguém conhecido dos demais colegas. Mas ela pondera que, em geral, as crianças se adaptam bem quando sentem confiança e segurança no professor que conduz a atividade.

Quais cuidados com a identificação e bagagem da criança?

A criança deve sempre levar alguma identificação pessoal durante os passeios fora da escola e o contato de quem deve ser chamado no caso de eventuais emergências. É interessante também fazer uma lista para nãoesquecer de colocar nada na mochila: agasalho, lanche saudável e balanceado, além dos acessórios para as atividades previstas, como por exemplo sunga ou maiô para entrar na água. É importante passar para a escola todas as orientações necessárias sobre a criança: se toma algum medicamento, se sofre de alguma alergia, se precisa de alguma alimentação ou cuidado específico. Os pais também precisam verificar com a escola se há alguma orientação para o passeio, pois às vezes as crianças esquecem de avisar.

O que observar no local da viagem?

Assim como na questão do transporte, a escola também tem que informar aos pais todos os detalhes sobre o local onde as crianças vão dormir e conviver, no caso de viagens. É importante verificar as referências do local, tomar conhecimento sobre suas instalações e atividades que o local proporciona. O ideal é que as camas não sejam do tipo beliche. Se forem, é essencial que tenham grade.

Fonte:Educar Para Crescer

 

Imagem: Bigstock bylenm

 

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS