NOTÍCIAS

30 de março – Aniversário da cidade de Jambeiro

Algumas vezes se ouve dizer que JAMBEIRO assim se chama pelo fato de aqui existirem muitos jambeiros (o que não corresponde à realidade), ou por causa da predileção de nossos moradores pela fruta dessa árvore”.
A origem do nome de JAMBEIRO se deve a outra circunstância. Vamos aos documentos: Quando o antigo bairro do Capivari, do município de Caçapava, foi elevado à categoria de Freguesia (= Paróquia) pela Lei Provincial nº 52, de 10 de abril de 1872, assim foram definidas suas divisas : “… pelo lado de Paraibuna, pelo morro da Samambaia, antiga divisa de Caçapava, e pelo lado desta Villa, pelos altos do morro do Jambeiro, ficando pertencendo a nova Freguesia todas as vertentes do Capivari”.

Dessa forma, antes que Jambeiro fosse Jambeiro, o morro (entenda-se “serra”), na divisa com Caçapava, já era denominado oficialmente “morro do Jambeiro”.

Qual a razão dessa denominação? Muito provavelmente, porque ali nesse morro teria havido (ou ainda existia, na época) um jambeiro, a cuja sombra os viajantes e tropeiros daqueles tempos descansavam da caminhada, tendo chegado a servir de ponto de referência.

Quatro anos depois, em 30 de março de 1876, pela Lei Provincial nº 56, “A Freguesia de Capivari, município de Caçapava, fica elevada à categoria de Villa”, o que significou sua emancipação político-administrativa, tendo, porém, sido conservada a mesma denominação de Capivari.

Mais um ano se escoa e a 8 de maio de 1877, pela Lei Provincial nº 36, “A Villa de Nossa Senhora de Capivari de Caçapava passa a denominar-se Villa do Jambeiro”.

Em 10/08/1878 “com grande regozijo de seus habitantes e perante numeroso concurso de pessoas gradas” foram empossados os primeiros Vereadores do novo Município: Francisco Alves Moreira – presidente; Ladislao de Barros Nogueira, Vasco Pinto Rebello Pestana, Capitão Jesuíno Antonio Baptista, Luiz Bernardo de Almeida Gil, José Francisco de Moura e Joaquim Silvério dos Santos.

Pela Lei Municipal nº 7, de 15/07/1898, promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, Major João do Amaral Gurgel, e publicada no “Diário Oficial” do Estado nº 24.244, de 27/07/1898, “Fica elevada à categoria de cidade esta Villa de Jambeiro, com a mesma denominação”.

O Prefeito fazia parte da Câmara Municipal e os vereadores escolhiam anualmente um de seus Pares para exercer a função de Prefeito, tendo tal situação perdurado até 1930.

A escolha do Prefeito em eleição direta pelo voto popular só aconteceu após a queda do regime ditatorial de Getúlio Dornelles Vargas, em 1947, para o quadriênio 1948/1951.

LOCALIZAÇÃO

A sede municipal de Jambeiro localiza-se na latitude aproximada de 23º15’13″ sul e na longitude 45º41’16″oeste, estando a uma altitude de 695 metros. Sua população estimada em 2009 era de 5.550 habitantes. A área do município é de densidade demográfica resultava em 30,20 hab/km².

Os municípios limítrofes são Caçapava e São José dos Campos a norte, Redenção da Serra a leste, Paraibuna a sul, Santa Branca a sudoeste e Jacareí a oeste.

A cidade é alcançada a partir da capital através da rodovias Ayrton Sena, Carvalho Pinto, Tamoios e finalmente a Rodovia João do Amaral Gurgel, num percurso de 172 km.

A Tursan Turismo parabeniza a cidade de Jambeiro pelo seu aniversário!

 

Fonte e Imagem: Prefeitura de Jambeiro

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS