NOTÍCIAS

26 de abril – Aniversário da Cidade de Monteiro Lobato

O MUNICÍPIO

 

Sublime e exuberante em uma natureza que se faz presente em cada canto, seja nos campos, rios, cachoeiras e Árvores Sibipirunas.  Assim é Monteiro Lobato, cidade do interior paulista famosa pelo clima da Serra da Mantiqueira, pela arte, pela culinária caipira e pelas inúmeras belezas naturais.

Monteiro Lobato é uma cidade provinciana em um lugar privilegiado do país. O município reserva aos seus moradores e turistas belíssimas cachoeiras que recortam vales e montanhas.

Surgiu no auge da cafeicultura do Vale do Paraíba e por isso guarda vestígios da arquitetura colonial em grandes casarões.

Foi berço de um dos maiores escritores da literatura brasileira, José Bento Monteiro Lobato. A cidade preserva a memória do escritor tanto em seu nome como também seu maior patrimônio, o Sítio do Pica-Pau Amarelo. O município abriga o local que pertenceu ao ilustre literário e que inspirou grandes personagens como Jeca Tatu, Emília e Visconde de Sabugosa.

As danças folclóricas são incentivadas em favor da preservação das tradições. O Moçambique, dança de origem africana com versos e louvores a São Benedito, atraem jovens e adultos que animam as festividades. Outras manifestações como a Catira, Quadrilha Junina e a Viola Caipira traduzem o modo de vida do lobatense.

Suas artesãs realizam trabalhos em tecido, folhas de taboa, palha de milho e madeira. Peças de artes valorizadas em toda a região do Vale do Paraíba. A comida tropeira e caipira dão sabor aos visitantes nos tradicionais restaurantes da cidade.

Belas pousadas acolhem os turistas durante o ano todo, oferecendo o que há de mais belo na natureza: trilhas, passeios a cavalo, caminhadas e deliciosos café no estilo rural.

O centro da cidade possui o charme e tranqüilidade do interior. Jardins que abrigam árvores centenárias como a Sibipiruna, espécie em extinção presente em todas as ruas do município. Uma Matriz em homenagem a Santa Padroeira Nossa Senhora do Bonsucesso, guarda 150 anos de fé e patrimônio artístico. Revestida com pinturas do santíssimo sacramento representado em arte barroca.

A cidade abriga um reduto de cachoeiras, córregos, flora e fauna. Um lugar perfeito para esportes radicais. Monteiro Lobato é uma cidade simples e acolhedora.

 

Parabéns a cidade de Monteiro Lobato, pelo seu 134º Aniversário!

 

Fonte e Imagem: Prefeitura de Monteiro Lobato

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS