NOTÍCIAS

21 de março – Aniversário de Roseira

A cidade nasceu e cresceu junto à Estrada Real ,entre Pindamonhangaba e Capela Nossa Senhora, hoje Aparecida.

Formou-se o bairro de Roseira Velha, nome originado das roseiras, tipo trepadeiras (rosa-brava e rosinha mariquinha), plantadas ao longo das cercas dos quintais.

No período entre 1770 e 1840, a região foi ocupada por grandes engenhos de cana-de-açúcar e mais tarde, com a introdução da cultura do café, tornou-se importante produtora. Com o declínio dessa atividade, os proprietários rurais dedicaram-se à pecuária leiteira e à cultura do arroz.

Com a implantação, em 1878, da Estrada de Ferro Central do Brasil, reuniram-se diversos fazendeiros da região com engenheiros da ferrovia, a fim de localizar uma estação de embarque, prevalecendo a oferta de terreno de propriedade de Pedro Leme, conhecido por Major Victoriano de

Barros, por intermédio de seu amigo Dino Bueno.

No local da estação mandou abrir ruas e construir igrejas, constituindo o Bairro da Roseira. O povoado cresceu em torno da Capela do Rosário, hoje Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Com a inauguração, em 1877, da Estação da Estrada de Ferro, defronte ao povoado, surge um novo núcleo urbano, o de Roseira Nova. Torna-se vila em 1910, e cidade em 1959.

Em 1933, substituindo o plantio de café com o leite, foi fundada a Cooperativa de Laticínios de Roseira, a mais antiga do interior paulista.

“” A Tursan Turismo parabeniza a cidade de Roseira por esse dia especial!”

Fonte: IBGE

 

Imagem: Prefeitura de Roseira

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS