NOTÍCIAS

19 de maio – Aniversário da cidade de Potim

História da Cidade de Potim

O município de Potim, situado a dois quilômetros do centro de Aparecida e separado desta cidade apenas pelas águas do rio Paraíba do Sul, pertencia ao vizinho município de Guaratinguetá, distante cerca de onze quilômetros. Devido à maior proximidade com a cidade de Aparecida do que com o município sede, os habitantes deste agradável recanto estão muito ligados a Aparecida por razões históricas, econômicas, religiosas e culturais, constituindo-se, aliás, numa extensão urbana de Aparecida. O romeiro que sobe até o mirante da torre da Basílica de Nossa Senhora Aparecida ou em qualquer outra elevação da cidade avista, além do histórico e moroso rio Paraíba, a cidade de Potim, que do alto se parece com uma gigantesca asa-delta. O município é habitado por grande número de aparecidenses, que não encontrando meios de assentamento na reduzida área urbana da cidade, onde os terrenos são caros e de rara disponibilidade, voltaram-se para Potim, com amplas áreas destinadas ao povoamento. Esse pitoresco lugar desenvolveu-se preguiçosamente durante quase dois séculos como uma pacata aldeia de pescadores, em volta da igrejinha do Senhor Bom Jesus. A expansão urbana começou a partir da década de 1960, quando foi construída uma ponte sobre o rio Paraíba. A travessia do rio, antes feita sobre uma balsa, não atraía gente de fora. Paralelamente, a construção da via Dutra, no início da década de 1950, contribuiu para a expansão urbana de Aparecida e, como é muito comum quando isso ocorre, as famílias de baixa renda tiveram que migrar para a periferia, indo muitas delas povoar o pequenino Potim, que hoje conta com mais de 15 mil habitantes. Potim é uma cidade que, à primeira vista, desperta a simpatia de qualquer visitante, com suas ruas tortuosas e planas, sua gente simples e hospitaleira. Com características essencialmente rurais, de fácil acesso, com clima agradável, paisagem privilegiada e muita tranquilidade, Potim tem investido na infraestrutura local, valorizando seu potencial humano e vislumbrando um futuro melhor.

Festa da cidade

A cidade de Potim comemora o aniversário no dia 19 de maio. Na ocasião é realizada a Festa do Peão de Potim. A festa que abre o circuito de Rodeios da Região, que, conta com vários shows, barracas de comes e bebes e parque de diversões.

Parabéns a cidade de Potim pelo seu aniversário!

 

Fonte e Imagem: Prefeitura de Potim

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS