NOTÍCIAS

15 de maio – Dia do Gerente Bancário

O gerente de banco é o profissional que trabalha gerenciando as relações entre o cliente dono da conta e a instituição financeira onde atua.

Características necessárias

Torna-se necessário, para ser um gerente de banco, que o profissional entenda profundamente da rotina bancária, do funcionamento dos sistemas e operações, além de deter conhecimentos de administração e economia, que são muito utilizados na área.

Outras importantes características:

* responsabilidade

* disciplina

* paciência

* metodologia

* capacidade de organização

* habilidade para lidar com as pessoas

* capacidade de observação

* raciocínio rápido

* pró-atividade

Formação necessária

É essencial que o profissional seja graduado em algum curso que tenha como uma de suas bases, números e contas, como administração, economia, matemática, ciências atuarias, etc. Porém, a forma de evolução do profissional muda, de acordo com a política da instituição. Geralmente, para se tornar um gerente é necessário que o profissional já trabalhe em uma instituição bancária e se destaque dentro da agência, ganhando assim a confiança dos seus superiores e se mostrando apto e capaz de realizar as funções de gerente. Cursos de pós-graduação e especialização são sempre bem vistos no mercado.

Principais atividades

* abrir contas físicas ou jurídicas, dependendo do departamento que trabalha

* atender seus clientes em caso de problemas ou dúvidas sobre a conta

* esclarecer dúvidas sobre saldos e extratos

* explicar e esclarecer dúvidas sobre planos de investimentos e taxas

* realizar investimentos orientados pelo detentor da conta

* resolver problemas referentes à cartões de créditos ou cheques

* realizar operações de grande porte, como grandes transferências de recursos

* explicar as condições e oferecer empréstimos bancários

* supervisionar o funcionamento de seus subordinados do departamento em questão

* organizar os documentos jurídicos necessários a cada operação

* oferecer novos planos de pacotes bancários que possam interessar seus clientes

* trabalhar com o objetivo de satisfazer as necessidades do cliente e prezar pelo bom atendimento sempre

Especialidades

* gerente de pessoa física: esse profissional trabalha com os clientes pessoas físicas, ou seja, trabalha representando os interesses dos próprios clientes. Nesse caso o gerente trabalha diretamente com o cliente, ou com seu procurador, sem intermediários, e trata de assuntos referentes às transações financeiras.

 * gerente de pessoa jurídica: esse profissional trabalha com pessoas jurídicas, ou seja, trabalha representando os interesses de uma empresa, instituição ou organização. Nesse caso, o gerente trabalha com os representantes das empresas, que podem ser os proprietários ou qualquer um designado a representar a empresa diante do departamento financeiro.

O mercado de trabalho

Para os gerentes de banco, o mercado de trabalho é amplo e vem crescendo cada vez mais, pois, dada a facilidade que os bancos e seus serviços proporcionam aos clientes, cada vez mais pessoas preferem trabalhar com o dinheiro aplicado em instituições financeiras. Para que o profissional se destaque no mercado de trabalho é recomendável que ele se atualize constantemente por meio de cursos, palestras e treinamentos específicos de sua área. O domínio sobre um idioma estrangeiro também é um importante requisito.

A Tursan Turismo parabeniza todos os gerentes bancários por esse dia especial!

Fonte: Portal Escolar

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS