NOTÍCIAS

1 BILHÃO DE TURISTAS, 1 BILHÃO DE OPORTUNIDADES

O número de turistas no mundo este ano ultrapassará a marca de um bilhão, apesar da crise econômica, informou o chefe da Organização Mundial de Turismo (OMT) nesta quarta-feira, 12 de dezembro.

“A necessidade de viajar está desafiando as dificuldades econômicas”, afirmou Taleb Rifai, secretário geral do organismo da ONU, com sede em Madri, à AFP.

A OMT escolheu a data de  ontem (13 de dezembro) como o dia simbólico de chegada do bilionésimo turista a algum lugar do mundo. “Apesar de ser impossível saber exatamente quando e onde o bilionésimo turista vai chegar, as previsões da OMT apontam para dezembro”, afirmou a organização em nota.

O número de pessoas fazendo viagens turísticas em 2012 deve bater o recorde de aumento de 3% comparado a 2011 em uma Europa afetada pela recessão, 7% na Ásia e 4% em todo o mundo, disse ele.

“Quando você tem um bilhão de viajantes internacionais, isso significa que uma em cada seis pessoas do mundo cruza fronteiras”, disse ele. “Se você somar a isso cerca de mais 5 bilhões de turistas dentro de suas fronteiras nacionais, há, pelo menos, uma viagem por ano para cada cidadão do mundo definido como turista.”

Os dados indicam uma forte recuperação comparada a 2009, quando o mundo do turismo recuou 3,8% no auge da crise financeira, apesar da desaceleração do crescimento, após atingir 6,6% em 2010.

Segundo Rifai, a organização projeta que, em 2030, o número de turistas ao redor do mundo alcançará 1,8 bilhão.

Compartilhe:

FRETAMENTO CONTINUO

A Tursan transporta seus colaboradores de maneira segura e personalizada, atendendo todas as necessidades da sua empresa

SAIBA MAIS